Primeiras Impressões: O Verão em que Hikaru Morreu
Getting your Trinity Audio player ready... |
Finalmente tivemos a tão aguardada estreia da adaptação em anime de “O Verão em que Hikaru Morreu”, mangá de enorme sucesso de Mokumoku Ren, que arrebatou inúmeros leitores pelo mundo, com sua trama de horror sobrenatural protagonizada por dois adolescentes que vivem em uma isolada área rural no interior do Japão.
Yoshiki e Hikaru são dois jovens estudantes que levam uma vida pacata na cidadezinha onde moram, mas tudo muda drasticamente depois que Hikaru parte sozinho para uma caminhada nas montanhas e se perde. Ele é reencontrado após alguns dias, no entanto, quem retorna das montanhas não é Hikaru, mas um ser misterioso que assume sua forma e personalidade, conseguindo enganar quase todos, menos Yoshiki. Este se encontra em uma encruzilhada: apesar de temer aquilo que agora ocupa o lugar de Hikaru, teme ainda mais a solidão sem o seu melhor amigo.
E são esses sentimentos complexos e até então indefinidos, que norteiam a decisão de Yoshiki em manter segredo sobre “Hikaru”, mesmo sabendo que a coexistência com essas criaturas podem trazer consequências fatais. “Hikaru” por sua vez, mantém as memórias e sentimentos do original, e parece fazer uso disso para manipular Yoshiki e proteger a sua existência como “humano”.
O mangá, que inicialmente foi publicado como um BL, foi reclassificado como seinen por razões editoriais. No entanto, os elementos queer presentes na narrativa permaneceram, mesmo que suavizados. No anime, os sentimentos dos meninos estão sendo explorados de maneira um pouco menos sutil (especialmente após a correção das legendas inicialmente traduzidas de forma incorreta), e a animação de certas sequências perturbadoras transmite tudo de modo mais visceral,o que é essencial para contextualizar a relação que Yoshiki desenvolve com o novo “Hikaru”
A animação acerta na ambientação sonora e visual, transportando o espectador para a atmosfera tensa e sufocante do vilarejo. Enquanto alterna o presente com flashbacks e introduz novos personagens, constrói uma expectativa gradual que culmina em acontecimentos impactantes, mostrando que o que vem adiante é muito mais aterrorizante do que até então os que não leram o mangá poderiam imaginar.
“O Verão em que Hikaru Morreu” está disponível na Netflix, com novos episódios aos sábados. O mangá é publicado no Brasil pela Panini.