DarkSide Books EditoraMangásReview

MB Review: Violência & Paz + O Jovem com uma Government .45

Getting your Trinity Audio player ready...
Tempo de Leitura 2 minutos

Quando a editora DarkSide Books anunciou Violência & Paz, do autor Shinobu Kaze, minha atenção foi imediatamente roubada por conta da belíssima e instigante capa. Ao descobrir que o mangá é de autoria de um autor da “velha guarda” que até então nunca havia sido publicado no Brasil, a obra, que é volume único, subiu para o topo da minha lista de prioridades de leitura. 

O quadrinho é, na realidade, uma antologia com várias histórias e uma viagem completa. Grande parte dos contos tratam de temas como tecnologia, subconsciente, desejos reprimidos, relações humanas e sonhos (no sentido literal). É tudo muito abstrato. A interpretação de cada leitor vai depender muito de vários elementos pessoais. Creio que Kaze fez isso intencionalmente, por mais que exista um plot definido por trás de cada capítulo. 

Em “Não Consigo Voar para o Espaço”, por exemplo, minha interpretação foi de que reprimir rancor e sentimentos destrutivos são prejudiciais, fazendo com que a  única válvula de escape seja o mundo dos sonhos, mas mesmo isso pode ter influência no mundo real. Sonhos, inclusive, estão sempre presentes nas tramas, assim como a tecnologia. É perceptível que o mangaká tem um certo fascínio com esses temas. Eu não fiz o teste, mas para quem gosta de ouvir música enquanto lê, eu recomendo que escutem Pink Floyd ao prestigiarem a edição.

A arte é um espetáculo por si só. Além dos desenhos muito bem feitos, a composição das páginas é algo feito de forma totalmente experimental. A quadrinização nada convencional e os ângulos chamam a atenção ao folhear o mangá. Algumas páginas, inclusive, me lembraram de capas de discos de rock progressivo. As referências artísticas do autor ficam muito explícitas, já que ele foi assistente de Go Nagai e se inspirou muito nas obras de Philippe Druillet, como Lone Sloane. 

Violência & Paz é o tipo de material que me deixa extremamente feliz ao ver publicado no Brasil. O quadrinho é fora do convencional e pode não agradar aqueles que estão acostumados e/ou preferem leituras mais objetivas e histórias lineares, mas quem gosta de verdadeiras experiências de leitura, não pode deixar passar, ainda mais com a qualidade incrível que a DarkSide sempre entrega.

Galeria de fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *