HQ brasileira “Superpunk” será lançada nos EUA pela Oni Press em 2026
Getting your Trinity Audio player ready... |
A HQ Superpunk, criada pelos brasileiros Guilherme Petreca e Mirtes Santana, acaba de ser anunciada pela editora norte-americana Oni Press com lançamento previsto para maio de 2026. Voltada para o público infantojuvenil, a obra promete conquistar leitores com uma mistura vibrante de ação, música punk e amizade.

A história acompanha Violeta, uma garota de 13 anos que é skatista e podcaster. Ao tocar uma fita cassete ao contrário — num ato puro de rebeldia punk — ela ganha poderes mágicos e, sem querer, liberta uma horda de monstros. Com a ajuda de seu fiel amigo Alan, Violeta precisa equilibrar os desafios da adolescência com a missão de proteger sua cidade, Hollow Hills.
Inspirada na juventude de Petreca e em sua paixão por fitas cassete e criaturas invisíveis, Superpunk é descrita como uma “carta de amor a quem já trocou os deveres de casa por uma sessão de skate e manteve viva a esperança punk de mudar o mundo”, segundo a roteirista Mirtes Santana.
A HQ é recomendada para fãs de Meninas Superpoderosas e Kim Possible, trazendo uma protagonista girl-power com uma trilha sonora que inclui bandas como Bikini Kill, Ramones e The Pixies. A proposta é entregar uma aventura cheia de coração, rebeldia e ritmo — como um verdadeiro mixtape punk.

Este é o primeiro trabalho de Mirtes Santana como quadrinista, conhecida por roteiros de séries infantis como Brainiacs (Gloob), Turma da Mônica: A Série (Globoplay) e O Menino Maluquinho (Netflix). Já Guilherme Petreca é autor premiado de obras como Ye e Ogiva, além de atuar como diretor de arte e storyboarder para TV e cinema.
Lembrando que a HQ aqui no Brasil saiu em 2024 pela Editora Pipoca & Nanquim e está concorrendo ao prêmio Jabuti de melhor história em quadrinhos ao lado de “Mais uma história para o velho Smith”, de Orlandeli, “Não sou Orlando”, de Helena Cunha, “Pigmento”, de Aline Zouvi e “Quando nasce a autoestima?”, de Jefferson Costa e Regiane Braz.