Roteiros inéditos de Isao Takahata são descobertos e revelam obras nunca produzidas

Roteiros inéditos de Isao Takahata, cofundador do Studio Ghibli, são encontrados em sua residência no Japão. Os documentos revelam projetos nunca produzidos e ideias para um prelúdio de O Conto da Princesa Kaguya.



A emissora japonesa NHK revelou a descoberta de cerca de 130 páginas de roteiros e anotações inéditas do diretor Isao Takahata, um dos fundadores do Studio Ghibli. Os documentos foram encontrados em sua antiga residência e estão sendo analisados por Seiji Kano, professor da Universidade de Arte de Tóquio Zokei e diretor do Instituto de Filmes de Isao Takahata e Hayao Miyazaki.


🖋️ Textos da juventude e ideias esquecidas

Segundo a NHK, os textos foram escritos quando Takahata tinha pouco mais de 20 anos, ainda nos tempos em que trabalhava na Toei Douga (atual Toei Animation), logo após se formar em literatura francesa pela Universidade de Tóquio.



Entre os rascunhos está:

– “Oeyama” (Monte Ōe): inspirado na lenda japonesa sobre o demônio Shuten-dōji, com uma abordagem cômica e não violenta. 
– “Moratta Hoseki” (A Jóia Recebida): baseado no conto infantil A Pedra de Fogo, de Kenji Miyazawa, sobre um coelho enganado por uma raposa que aprende uma lição moral. 
– Ideias para um prelúdio de O Conto da Princesa Kaguya, seu último longa-metragem lançado em 2013 e indicado ao Oscar.


🎞️ Legado de um mestre da animação

Isao Takahata faleceu em 5 de abril de 2018, aos 82 anos. Ao longo de sua carreira, dirigiu clássicos como:

O Túmulo dos Vagalumes
Memórias de Ontem 
Pom Poko 
Meus Vizinhos, os Yamadas

Também foi produtor de obras marcantes como Nausicaä do Vale do Vento e O Castelo no Céu. A descoberta dos roteiros inéditos reacende o interesse por sua visão artística e pela possibilidade de futuras adaptações ou estudos acadêmicos sobre seu trabalho.

Todos os filmes citados estão disponíveis na Netflix


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima