JBCNotícias

Ranma ½ será relançado pela JBC em formato wideban com 20 volumes

Getting your Trinity Audio player ready...
Tempo de Leitura 2 minutos

A Editora JBC anunciou o formato do aguardado relançamento do mangá Ranma ½, de Rumiko Takahashi, e os fãs escolheram: a obra será publicada no formato wideban, com 20 volumes ao todo. A decisão veio após uma enquete realizada com o público por meio do WhatsApp oficial da editora.

Com volumes mais robustos e cerca de 350 páginas cada, a edição promete reunir a coleção completa com acabamento especial e arquivos remasterizados enviados diretamente pela Shogakukan, editora original japonesa. Ainda não há data de lançamento, apenas que deverá ser no segundo semestre de 2026,nem preço confirmados, mas a confirmação do formato já aquece os corações nostálgicos.

Imagens : Divulgação Shogakukan

Artes marciais, maldições e confusões românticas

Ranma ½ acompanha a história de Ranma Saotome, um jovem artista marcial que, durante um treinamento na China, cai em uma fonte amaldiçoada e passa a se transformar em garota ao entrar em contato com água fria — voltando à forma masculina apenas com água quente.

De volta ao Japão, ele descobre que foi prometido em casamento à explosiva Akane Tendo, filha de um velho amigo de seu pai. O relacionamento forçado, os rivais em artes marciais e o caos gerado por sua condição criam uma das comédias mais icônicas do mangá.

A obra é escrita e ilustrada por Rumiko Takahashi, criadora de sucessos como Inuyasha, Maison Ikkoku e Urusei Yatsura, e foi publicada entre 1987 e 1996, totalizando 38 volumes no Japão.


Histórico de publicação no Brasil

Ranma ½ teve três passagens pelo mercado brasileiro:

  1. Editora Animangá – trouxe parte da série no início dos anos 2000, sem finalização.
  2. Editora JBC (2009–2013) – publicou a obra no formato tanko, totalizando 38 volumes nacionais.
  3. JBC (2025–) – agora retorna com formato wideban, num formato mais atualizado, em 20 volumes completos.

Imagens : Divulgação Shogakukan

Adaptações animadas e onde assistir no Brasil

O mangá inspirou uma série animada de TV com 161 episódios, exibida originalmente entre 1989 e 1992, além de diversos OVAs e filmes animados.

No Brasil, a série foi exibida de forma parcial nos anos 2000 na Rede Bandeirantes e chegou a ser lançada em DVD por distribuidoras independentes.

Já o remake do anime, produzido pelo estúdio MAPPA, foi lançado na Netflix em 2024 e a segunda temporada está a caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *