MB Entrevista – Universo dos Livros

Getting your Trinity Audio player ready...

Hoje o papo é com Dante Fernandes, Coordenador de Marketing da Universo dos Livros, editora que oficialmente mergulhou de cabeça no universo dos mangás e HQs com os selos Universo Geek e Hoo Editora com dois belos anúncios para esse segundo semestre: Os mangás Twisted-Wonderland e Stitch! – Mangá.

Com um pé firme na cultura pop e outro no mercado editorial tradicional de livros, Dante conta as expectativas dessa nova fase, os desafios para conquistar leitores apaixonados por quadrinhos e mangás, e o que podemos esperar da editora.

Mangás Brasil – Para começar, vocês poderiam apresentar a Universo dos Livros para o público que ainda não conhece o trabalho da empresa?

Fundada em 2005, a Universo dos Livros é uma das principais editoras brasileiras, com mais de 3 mil títulos publicados sob diferentes selos e um catálogo que vai desde romances que são fenômenos nas redes sociais até livros de negócios e desenvolvimento pessoal. Há 10 anos, temos uma parceria de sucesso com a Disney, que já nos rendeu o título de Melhor Licenciado em Publicações pela The Walt Disney Company Brasil em 2021 e 2023. Nosso catálogo Disney inclui livros e quadrinhos inspirados nos filmes e séries da marca para o público jovem adulto, além de um contrato de exclusividade para os romances de Star Wars no Brasil.

Mangás Brasil – Como surgiu a ideia de criar dois novos selos – Universo Geek e Hoo Editora – para expandir o catálogo da editora?

O conceito da editora é ser o mais diversa e inclusiva possível, acolhendo diversos perfis de leitores e ampliando constantemente o nosso universo. A Hoo Editora nasceu em 2015, de forma independente, com o propósito de ampliar a representatividade LGBTQIA+ no mercado editorial brasileiro. Em 2017, foi adquirida pela Universo dos Livros e passou a integrar nosso grupo editorial como um dos principais selos da casa. Já a Universo Geek surgiu como um selo dedicado a publicações sobre jogos e cultura pop, por onde lançamos guias de Minecraft Counter Strike. Com o contrato de licenciamento com a Disney, passamos a lançar os romances de Star Wars sob este selo, o que impulsionou sua visibilidade e relevância no mercado nacional.

Este ano, damos um novo passo em nossa linha editorial, com lançamentos mensais de quadrinhos e mangás inéditos no Brasil pelos selos Universo Geek e Hoo Editora, começando por franquias como Disney e Pixar. Ao longo de 10 anos de parceria com a Disney, já publicamos sucessos como o mangá de A Bela e a Fera e uma história inédita inspirada no live-action de Cruella. Com o crescimento do mercado de quadrinhos no Brasil, enxergamos uma grande oportunidade nesse segmento e, a partir de outubro, passaremos a trazer novidades todos os meses para os fãs de HQs e mangás. Nosso interesse é ir além das franquias Disney e publicar obras de grande destaque internacionalmente, como do gênero Boys Love pelo nosso selo de obras LGBTQIA+.

Mangás Brasil – Quais foram os principais desafios que vocês enfrentaram para iniciar a publicação de obras desse gênero no Brasil?

Embora o segmento geek seja voltado a nichos específicos, nossa experiência com diversos perfis de leitores nos permite integrar novos públicos com naturalidade. Quando assumimos os lançamentos de Star Wars pela Universo Geek, havia uma carência no mercado de títulos da franquia, já que a Aleph havia encerrado o contrato com a Disney anos antes. No início foi desafiador atrair este público para um selo novo e pouco conhecido, mas com o passar dos anos, com o aumento do sucesso da franquia através de produções como a série The Mandalorian, o comprometimento da editora em lançar os títulos mais pedidos do público e o contato com grandes influenciadores do gênero, conseguimos nos consolidar como a editora oficial dos livros de Star Wars no Brasil.

Agora no universo dos quadrinhos, o aumento do número de leitores do gênero no Brasil fez com que mais redes de livrarias abrissem espaços dedicados a essas obras. Com a relevância da editora no mercado editorial, conseguiremos destacar nossos lançamentos nos principais pontos de venda, garantindo que nossos mangás e HQs alcancem cada vez mais públicos. Estamos todos bem animados para essa experiência.

Mangás Brasil – A equipe editorial para os selos é interna ou vocês trabalham também com parceiros e especialistas externos?

Todos os selos do grupo Universo dos Livros são trabalhados com uma equipe interna, que vai desde um time editorial profissional e experiente até uma equipe de marketing de olho no mercado e em tendências. Mas para esta nova linha editorial que seguiremos com os quadrinhos e mangás, convidamos o especialista Guilherme Kroll (Panini e Conrad) para uma consultoria e montagem de um catálogo robusto e bem desenvolvido. Deste modo, garantimos que a nossa entrada nesse mercado seja precisa e tenha o envolvimento de grandes profissionais em toda a cadeia de produção do livro.

Mangás Brasil – Quais critérios vocês usam para escolher um título de mangá, manhwa ou webtoon para publicar no Brasil?

No caso dos títulos Disney, escolhemos obras que se encaixam bem no nosso perfil editorial e conversem com os fãs das principais franquias, como VilõesDisney Princesa, etc. Para obras internacionais, buscamos títulos de destaque e com impressionantes resultados no mercado exterior – alguns que já possuem uma base de fãs no país e causam burburinhos nas redes sociais. Também estamos de olho em grandes franquias e potenciais parceiros de licenciamento.

Mangás Brasil – Como funcionam as negociações para adquirir os direitos dessas obras, especialmente do mercado asiático?

Esse tipo de negociação exige um trabalho muito próximo com agentes literários especializados e até mesmo editoras estrangeiras. Começamos identificando obras com potencial no Brasil, seja pelo sucesso no país de origem ou pela conexão com nosso público. A partir daí, entramos em contato com os detentores dos direitos, discutimos questões contratuais e, no caso dos mangás, alinhamos aspectos como tradução, adaptação e até mesmo o tipo de papel e acabamento, para preservar a experiência original. É um processo cheio de detalhes, mas que, quando bem feito, garante que o leitor brasileiro receba um produto fiel à obra original e com todo o cuidado editorial que merece. É essa experiência que queremos que nossos leitores tenham.

Mangás Brasil – Vocês pretendem trazer obras muito conhecidas do grande público dos mangás ou pretendem investir em títulos pouco explorados pelo mercado brasileiro?

Estamos de olho em obras e franquias conhecidas e populares no Brasil, mas também abertos para apostar em títulos com grande potencial por aqui, incluindo aqueles que ainda não foram lançados no mercado internacional e estão em negociações com agentes literários.

Mangás Brasil – Cada selo terá um perfil próprio? Qual é a proposta editorial da Universo Geek e da Hoo Editora?

Como ambos os selos já existem e estão estabelecidos, nossa proposta é trazer obras que façam sentido dentro de cada linha. No caso da Universo Geek, iremos torná-la o nosso selo principal para mangás e quadrinhos. Já a Hoo Editora seguirá a proposta atual de títulos LGBTQIA+ com a inserção de mangás Boys Love.

Mangás Brasil – No caso da Hoo Editora, dedicada ao Boys Love, vocês pretendem trazer também obras que abordem questões sociais e representatividade, além do romance?

Hoje, o público da Hoo é formado principalmente por jovens – desde adolescentes até adultos de 18 a 34 anos. Nosso objetivo é oferecer títulos que conversem com esse público e, neste primeiro momento, focarmos em romances diversos dentro do gênero, incluindo narrativas sáficas e aquileanas. A bandeira LGBTQIA+ abrange um universo vasto de histórias e vivências, e queremos que nosso catálogo vá além do apelo comercial, gerando impacto, conexão e pertencimento.

Mangás Brasil – Existe interesse em expandir para outros formatos, como novels ou adaptações literárias baseadas em quadrinhos?

Sem dúvidas! Enxergamos as novels como um formato muito interessante de se trabalhar, e temos uma série de mangás em tradução que faz uma intersecção bem bacana com novels.

Mangás Brasil – Como vocês avaliam o mercado editorial geek no Brasil atualmente, especialmente no nicho de mangás, manhwas e webtoons? Já tem uma ideia de preço para esses anúncios feitos na live?

Segundo dados da Nielsen, as vendas desses títulos no Brasil cresceram mais de 17% de 2023 para 2024. No primeiro semestre de 2025, já registramos quase 5% de aumento em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses números confirmam que o mercado editorial geek, especialmente no nicho de mangás, segue aquecido e em ascensão – um sinal extremamente positivo para nós. Com relação aos preços, ainda não podemos divulgar, mas estamos fazendo diversas pesquisas com especialistas nesse mercado para oferecer o melhor custo-benefício aos nossos leitores.

Mangás Brasil – Participar de eventos como Anime Friends ou CCXP faz parte da estratégia de divulgação dos selos? Qual a ideia da editora para se aproximar deste público?

2025 será nosso terceiro ano participando da CCXP, levando nossos best-sellers Disney e Star Wars e agora a nossa linha de mangás e quadrinhos, incluindo o principal lançamento do ano que é o mangá de Twisted-Wonderland. Nosso time comercial definiu excelentes estratégias para atingirmos cada vez mais leitores desse segmentos a curto e longo prazo, enquanto o nosso marketing se aproxima de influencers e portais dedicados ao nicho para ganharmos cada vez mais relevância entre o público.

Mangás Brasil – Onde os leitores poderão encontrar os títulos da Universo Geek e da Hoo Editora? Apenas online ou também em livrarias físicas e Comic shops?

A Universo dos Livros está presente nos principais pontos de venda do Brasil, tanto em livrarias físicas quanto online através da Amazon, Mercado Livre e marketplaces. Também temos a loja oficial da editora, que os leitores podem acessar em loja.universodoslivros.com.br.

Mangás Brasil – Há planos para oferecer versões digitais (e-books, aplicativos de leitura)?

Sim, queremos que nossos livros estejam disponíveis em diferentes formatos para o leitor. Hoje, nossos quadrinhos e mangás Disney estão disponíveis em e-book, porém nem sempre é possível garantir um lançamento no formato por questões contratuais.

Mangás Brasil – Quais são os objetivos de médio e longo prazo para esses dois novos selos dentro da Universo dos Livros?

Queremos consolidar esses dois selos como referência no mercado brasileiro, de forma que a Universo dos Livros também seja reconhecida como a casa de quadrinhos e mangás de qualidade, com obras que despertem o interesse e a paixão do público. Queremos construir um catálogo consistente, capaz de atrair não só os fãs do gênero como novos fãs em potencial, sempre prezando por excelência editorial, diversidade de títulos e conexão com a comunidade leitora.

Mangás Brasil – Qual mensagem vocês gostariam de deixar para os leitores que estão animados com esta nova fase da Universo Geek e da Hoo Editora?

Esperamos que apertem os cintos e preparem o coração para desbravar novos universos com a gente!

Mangás Brasil – Finalizando, aonde o público pode encontrar mais informações sobre esses lançamentos e acompanhar as novidades?

Acompanhe em nossas redes sociais:

Quais as expectativas de vocês para essa nova editora? Qual título que você deseja ver publicado por ela? Deixe nos comentários e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima