MB Review: Takemitsu Zamurai #1

O mercado de mangás no Brasil está passando por uma fase interessante. Ao mesmo tempo em que há a preocupação com a elevação dos preços, nunca vimos tantas publicações e editoras apostando nos quadrinhos japoneses. Com o aumento da oferta, muitas vezes somos condicionados a “jogar no seguro” e comprar títulos mais populares. Vários mangás que estão sendo publicados e que possuem uma qualidade absurda, correm o risco de passar batidos, pelo motivo que citei ou por um marketing ameno demais. É o caso de Takemitsu Zamurai. Com roteiro de Issei Eifuku e arte de Taiyou Matsumoto, a obra foi publicada entre 2006 e 2010, rendendo 8 volumes.

Acompanhamos a história de Soichiro Seno, um samurai sem mestre que porta uma espada de bambu e acabou de se mudar para um cortiço, e Kankichi, um garoto que já vivia no local e acaba criando uma admiração e ficando amigo do ronin. O passado de Soichiro ainda é misterioso. Sabemos que outrora ele andava com uma espada real, mas antes de se mudar para o cortiço, a vendeu.

A narrativa da história é bastante peculiar. Muitas vezes o narrador aparece para dar detalhes sobre os personagens, semelhante à forma que vemos em livros. Também há uma situação onde vemos dois gatos conversando. Mas isso não significa que os humanos estão compreendendo, é apenas a forma que o autor encontrou de mostrar que os dois animais estão se entendendo mutuamente. Esse tipo de coisa vai dando “cara” à trama.

Deixar a arte por conta do Matsumoto foi um acerto gigantesco. As páginas parecem ter saído direto de uma pintura ukiyo-e, e certamente essa era a intenção. Aquele ditado de “cada página parecer uma pintura” nunca foi tão real. Sem contar que isso corrobora em transformar a atmosfera da obra em algo muito único e instigante.

Takemitsu Zamurai não é um mangá de lutas. Elas até acontecem, mas esse certamente não é o foco. Acho que a história vai se desenrolar para um lado mais slice of lime enquanto acompanhamos a vida de Soichiro e descobrimos sobre seu passado. Foi uma das leituras que mais me surpreenderam em 2025 e estou ansioso para ver o desenrolar dos fatos nos próximos volumes.

Galeria de fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima