Conrad EditoraMangásReview

MB Review: Okinawa

Getting your Trinity Audio player ready...
Tempo de Leitura 3 minutos

Uma obra premiada

Okinawa é uma premiada obra de Susumu Higa, reunindo em um único volume, publicado pela Editora Conrad, duas histórias que retratam de forma profunda a trajetória da região que foi palco de uma das mais sangrentas batalhas entre Japão e Estados Unidos.

Relatos contrastantes de uma guerra

Sob a ótica de diversos moradores da ilha, até então pacífica e fiel às suas tradições, Susumu narra, por meio de contos curtos e impactantes, episódios protagonizados por diferentes personagens: desde um professor, ex-militar que agora luta por uma vida de paz, o prefeito de uma região que fica refém dos dois lados da guerra e apenas pensa em proteger o seu povo, até uma mãe que tenta desesperadamente proteger e alimentar seus cinco filhos em meio ao caos.

O autor apresenta ambos os lados do conflito, o exército americano e o exército japonês, mostrando o contraste entre as estratégias de guerra, o espírito de sacrifício quase cego do lado japonês e a violência da invasão. Ao fazer isso, Susumu posiciona o leitor como um verdadeiro morador de Okinawa, alguém cuja vida foi abruptamente virada de cabeça para baixo por uma guerra que não fazia sentido para quem vivia ali.

Uma arte carregada de emoções

A arte de Susumu, à primeira vista simples, impressiona pela capacidade de transmitir a brutalidade da guerra e o peso emocional carregado pelos personagens, que buscam apenas sobreviver a um conflito que não escolheram. Susumu faz amplo uso de hachuras em sua arte para criar efeitos de sombra, conferindo ainda mais profundidade às cenas. Esse recurso dá um charme especial ao seu traço, resultando em uma estética com um toque levemente underground — algo que me agrada bastante.

A edição nacional

A edição da Conrad chega com um padrão caprichado, publicando a obra em capa dura, papel offset e diversos extras, incluindo fotos históricas da ilha e textos de apoio que enriquecem a experiência de leitura, ajudando a contextualizar o período narrado e a vivência pessoal do autor.

Vale a pena?

Okinawa é uma obra que tira o fôlego ao retratar a tragédia de um povo pego no meio de uma guerra devastadora, deixando uma cicatriz profunda em sua história. Sem dúvida, é uma das leituras mais marcantes do ano e altamente recomendada para quem aprecia obras desse gênero. Se você gostou de Marcha para a Morte, de Shigeru Mizuki, certamente vai gostar de Okinawa.

Dados Técnicos

  • Título: Okinawa (Suna no Tsurugi)
  • Autor: Susumu Higa
  • Editora Original: Shogakukan
  • Revista Original: Big Comic
  • Número de páginas: 544 páginas
  • Formato / Acabamento: capa dura, verniz localizado
  • Dimensões: cerca de 13,5 cm de largura × 20,5 cm de altura
  • Preço de capa: R$ 139,90


Galeria de fotos

Um comentário sobre “MB Review: Okinawa

  • This review deeply moving and well written, its clear that Okinawa is a powerful story. The detailed descriptions and emotional depth really bring the historical tragedy to life. Highly recommend for any war literature fan.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *