MB Review: Nodame Cantabile #1
Getting your Trinity Audio player ready... |
Um gênio que cruza o caminho de um talento bruto
Shinichi Chiaki é um jovem talentoso, filho de um dos pianistas mais consagrados do Japão. Apesar de seguir os passos do pai, guarda um desejo oculto: tornar-se maestro, inspirado por um professor que o fez se apaixonar pela música.


A vida de Chiaki, que passava por um momento conturbado, muda completamente quando ele conhece acidentalmente Megumi Noda, ou Nodame, como é chamada pelos mais próximos. Além de vizinha, ela também estuda na mesma universidade que Chiaki. Apesar de desleixada e excêntrica, Nodame possui um talento nato e cheio de potencial.
Uma sintonia que toca fundo e aquece a alma
Nodame Cantabile começa de forma excelente, apresentando dois personagens totalmente distintos que, de alguma maneira, desenvolvem uma admiração mútua, seja evidente ou não, e conseguem se conectar através da paixão pela música. A relação entre Chiaki e Nodame é construída de forma gradual, explorando suas personalidades de maneira cativante e rendendo ótimos momentos de comédia na medida certa.


Embora seja um mangá com temática musical, o fato de apreciar música clássica não é essencial para aproveitar a leitura, mesmo ela tendo um papel importante. Ainda assim, é inevitável sentir vontade de ouvir as composições que os personagens tocam, listadas na capa do volume como referência, o que aprofunda a imersão na obra.
Uma arte simples, mas repleta de carisma e expressão
A arte de Tomoko Ninomiya, à primeira vista simples, transmite uma sensação acolhedora e é extremamente eficaz em capturar as emoções dos personagens, como no momento em que Chiaki se encanta com o talento de Nodame ou quando ambos sentem uma conexão genuína ao tocarem juntos e encontrarem um ritmo em perfeita sintonia.
A edição brasileira
A edição da editora MPEG está bastante caprichada e merece todos os elogios: publicação com capa cartão e sobrecapa, miolo em papel offset e brindes exclusivos como um postal e um marcador de páginas, seguindo o belo trabalho que a editora anda fazendo. Vale mencionar que o postal contém um QR Code que leva a uma playlist no Spotify, criada pela editora, com as músicas tocadas no volume.


Vale a pena?
Nodame Cantabile é mais um grande acerto da MPEG, ao trazer um título que dificilmente viria por outra editora e que, sem dúvida, conquistará leitores que apreciam um bom drama. Tem tudo para figurar entre os melhores do ano e fica mais que recomendado.


Dados técnicos do mangá – Nodame Cantabile
- Título original: のだめカンタービレ (Nodame Cantabile)
- Autores: Tomoko Ninomiya (roteiro e arte)
- Gênero: Drama, slice of life, musical
- Serialização no Japão: Kiss (Kodansha)
- Início da publicação (Japão): Julho de 2001
- Volumes publicados no Japão: 13 volumes (Completo)
- Volumes publicados no Brasil: 1 volume (lançado pela editora MPEG)
- Número de páginas (volume 1): 368 páginas
- Formato da edição brasileira: Capa cartão com sobrecapa
- Extras: marcador de páginas + postal exclusivo
- Preço: R$59,90
- Onde Comprar: Amazon e Lojas Especializadas
Galeria de fotos











