MB Review: Na Prisão
Getting your Trinity Audio player ready... |
Diário de um detento
Em uma obra autobiográfica, o autor Kazuichi Hanawa narra memórias de seus três anos de detenção na prisão por porte ilegal de armas, sem forçar situações mirabolantes ou difíceis de acreditar. Ele nos entrega momentos de seu cotidiano, abrindo a rotina de um detento para o público.


E esse é o maior acerto da obra. O autor consegue transformar situações corriqueiras em algo interessante, sem soar repetitivo ou cansativo, despertando no leitor uma nova perspectiva e curiosidade pelas histórias vividas durante seu período na prisão. Kazuichi detalha com mtaestria todos os aspectos do ambiente carcerário: as refeições dos detentos, o rodízio para o banho, as liberdades e punições de acordo com o comportamento, entre outras passagens do dia a dia.
Complexidade carcerária
Além disso, chama atenção o quão complexos e organizados são os presídios japoneses – repletos de regras inflexíveis e com um sistema rígido e pontual. Essa estrutura nos faz até mesmo questionar, junto ao autor, as “mordomias” e cuidados oferecidos aos presos em certos momentos.


Uma arte detalhista
A arte underground de Kazuichi Hanawa é um dos pontos altos da obra. É impressionante como o autor trabalha e detalha não apenas os cenários, mas também objetos e alimentos. O uso de hachuras para criar textura e iluminação prende o olhar do leitor e nos faz admirar cada quadro com atenção. Trata-se de uma experiência visual diferenciada, que se destaca de outros mangás.


A edição nacional
A edição da Comix Zone segue o padrão da editora: capa cartão com sobrecapa, miolo costurado e, de brinde, um marcador em formato de prisioneiro, dando um charme a mais à edição física. Vale mencionar que a obra já havia sido publicada no Brasil pela editora Conrad, e agora ganha uma nova roupagem pela Comix Zone.


Vale a pena?
Na Prisão é um dos grandes acertos do ano pela Comix Zone. Entrega uma história simples, mas que consegue fisgar o interesse e despertar a curiosidade com os causos da vida de um detento em um presídio japonês. Altamente recomendado.