MB Review: Daruma – Perseverança

Desde a infância, a jovem Yumi Santos Gushiken sempre fez o mesmo pedido a todos os Darumas que cruzaram o seu caminho. Após a morte de seus pais, Yumi passa a assumir a responsabilidade de cuidar dos irmãos mais novos. Kenji, o irmão do meio, está prestes a ingressar na faculdade de Medicina e realizar o sonho de se tornar médico, enquanto Sayuri, a caçula, enfrenta constantes conflitos na escola e demonstra dificuldade em se conectar com a irmã mais velha.

Paralelamente, Yumi trabalha em um pequeno mercadinho ao lado de seu melhor amigo, sob a supervisão de uma chefe tão explosiva quanto a própria garota. Em meio a uma rotina aparentemente tranquila, os acontecimentos começam a tomar um rumo inesperado. Após uma nova tragédia atingir sua família, Yumi se vê sem direção e forçada a encarar tudo o que vem acontecendo. É nesse momento que ela se recorda do único desejo que sempre fez aos Darumas que coleciona desde a infância, estabelecendo uma conexão especial capaz de mudar completamente o rumo de sua vida.

A construção de personagens em Daruma: Perseverança é, sem dúvidas, seu maior destaque. A forma como cada personagem é apresentado permite que o leitor crie conexões genuínas em poucas páginas. São personagens dotados de profundidade emocional e humanidade, fazendo com que suas jornadas e obstáculos impactem o leitor com a mesma intensidade que afetam os próprios protagonistas.

Apesar de contar com elementos sobrenaturais e momentos pontuais de ação, o foco principal da obra está em temas como responsabilidade, luto e aceitação, abordados de maneira coesa dentro de uma narrativa sensível. A obra também toca em outras questões relevantes, como a impunidade dos mais poderosos e o preconceito cultural, representado por meio de estereótipos, imitações e apelidos depreciativos.

A arte de Monge Han se encaixa perfeitamente na proposta apresentada, transitando com naturalidade entre o humor eficiente, os momentos mais emocionalmente carregados e as cenas de ação que fazem o leitor vibrar, sobretudo no clímax da obra, deixando um gostinho de quero mais especialmente neste quesito ao final do volume, com grandes expectativas para sua continuação.

Daruma: Perseverança é uma obra que faz rir, emociona e convida à reflexão, sustentada por uma narrativa forte e personagens extremamente bem construídos. Um grande acerto da Editora Pitaya e, sem dúvida, um daqueles quadrinhos ideais para apresentar a novos leitores. Altamente recomendado.


Galeria de fotos


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima