Conrad EditoraHQsReview

MB Review: Ardalén

Getting your Trinity Audio player ready...
Tempo de Leitura 3 minutos

Uma jornada em busca de memórias

Procurando o paradeiro do fim de seu querido avô, Sabela Rego vai até um misterioso vilarejo no meio das montanhas em busca de informações. Lá, é apresentada a Fidel, um senhor que vive na vila e que talvez tenha conhecido seu avô.

Com dificuldades para relembrar o passado, Fidel passa a contar suas memórias a Sabela dia após dia. Assim, vamos conhecendo, junto com ela, um pouco da sua história, das pessoas com quem conviveu e de seus amores. O breve relacionamento entre Sabela e Fidel acaba gerando estranhamento entre os moradores do vilarejo, inclusive entre alguns com más intenções, que decidem tomar atitudes drásticas.

Um protagonista e várias histórias interligadas

Miguelanxo consegue não apenas contar a história de Fidel, mas também desenvolver com maestria os personagens secundários. Seja por recortes específicos do passado ou por meio de acontecimentos sutis que se desenrolam durante os diálogos entre Sabela e Fidel, o autor nos entrega mais por meio das nuances e mínimos detalhes – e essa é uma de suas maiores qualidades.

Além disso, Miguelanxo espalha diversas pistas ao longo da narrativa, que inicialmente podem parecer desconexas, mas que culminam em uma ótima virada de roteiro. O desenvolvimento de Fidel sensibiliza o leitor à medida que a verdade sobre seu passado e suas alucinações vem à tona, entregando uma belíssima mensagem em seu desfecho, ainda que um tanto previsível.

Um uso de cor impecável

A arte de Miguelanxo Prado é, sem dúvida, o maior ponto alto da obra. Cada página apresenta quadros que parecem verdadeiras pinturas, com o uso de cores deslumbrantes que conferem um tom único à narrativa. É o tipo de quadrinho que você convence outra pessoa a ler só folheando as páginas e demostrando um pouco da arte de Miguelanxo.

Edição nacional

A edição da Conrad está absolutamente impecável: formato europeu, capa dura, papel couchê de alta gramatura e um destaque especial para o letreiramento, feito por Lilian Matsunaga. Vale mencionar que as dimensões físicas da obra batem com outras obras do autor publicadas pela editora Conrad.

Vale a pena?

Ardalén é, sem dúvida, um dos grandes destaques do ano e mais um acerto da editora Conrad para 2025. É o tipo de quadrinho que narra a história de vários personagens entrelaçados de formas inesperadas, despertando no leitor a vontade de reler para captar ainda mais detalhes. Recomendadíssimo.

Galeria de fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *