|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sabe quando você vai ler uma história sem nenhuma expectativa, sem saber nada a respeito, e acaba se apaixonando? Pois foi exatamente o que aconteceu com a novel danmei “A Estratégia do Imperador”. Com dois dos quatro volumes já publicados pela editora NewPOP, este título me cativou graças ao romance delicado, bem inserido no contexto da trama e, principalmente, pelos personagens encantadores, que conquistam graças à personalidade e às dinâmicas bem-humoradas.

Chu Yuan é o jovem imperador de Chu, e sua ascensão ao trono não foi livre de obstáculos. Seu governo encontra-se estabelecido, mas instabilidades nas fronteiras ameaçam a paz do império e, de acordo com os membros da corte, o rei do sudoeste, Duan Baiyue, representa a maior ameaça ao reinado de Chu Yuan. O que eles não imaginam, porém, é que Duan Baiyue é, na verdade, um dos maiores apoiadores do imperador, com quem mantém uma amizade afetuosa de longa data.
O primeiro volume tem um ritmo mais tranquilo, inserindo informações de forma gradual, mas sem deixar espaço para má interpretação de alguns fatos. Mesmo que a relação entre Chu Yuan e Duan Baiyue não seja totalmente definida num primeiro momento, não há margem para dúvidas quanto aos sentimentos profundos que eles nutrem um pelo outro. Yuan é jovem, ocupa uma posição de extremo poder e responsabilidade, e está cercado por inimigos; já Baiyue se aproveita de sua posição não tão prestigiosa para agir em favor do imperador em segredo. Mesmo sem uma definição clara, a relação deles é de confiança mútua absoluta.

O segundo volume tem uma carga dramática maior; os refrescos são servidos logo no começo, um alento para o que vem adiante. Com os desdobramentos de alguns acontecimentos iniciados no volume anterior e a introdução de novos personagens, o leitor tem um vislumbre mais amplo da trama principal, bem como dos mistérios que permeiam a narrativa, os quais gradualmente começam a se desvendar.
A narrativa flui suavemente, e embora exista uma trama bem elaborada, o foco principal está nas emoções e no relacionamento dos protagonistas. Os elementos típicos da cultivação espiritual, presentes também em obras como “Mo Dao Zu Shi”, são trabalhados de forma um pouco mais sutil, o que contribui para a fluidez da trama e pode ser um facilitador para o leitor que não tem familiaridade com o gênero, mas o excesso de personagens e tramas paralelas podem confundir em alguns momentos. Personagens com habilidades inusitadas e lugares misteriosos garantem um certo ar de fantasia mística, explorando um universo amplo que ainda não mostrou tudo o que tem a oferecer.

A edição segue o padrão das novels mais recentes da NewPOP, a qualidade gráfica do material é impecável e o texto, que manteve alguns termos originais, foi bem adaptado para o português, o que colaborou para uma experiência de leitura muito satisfatória, principalmente se considerarmos que são mais de 400 páginas por volume.
De maneira geral, “A Estratégia do Imperador” é uma excelente escolha para quem não quer esperar uma eternidade para ver o casal acontecer, mas não abre mão de uma história bem contada.










