A editora francesa Kana anunciou o relançamento do mangá Yu-Gi-Oh!, de Kazuki Takahashi. A nova edição, intitulada Édition Millenium, será baseada na versão bunkoban japonesa, que reúne toda a obra em 22 volumes, com capas inéditas e ajustes na arte em alguns capítulos.

Segundo a Kana, houve uma tentativa de licenciar as páginas coloridas originais para inclusão nesta edição. No entanto, após a morte do autor, em 2022, esse material não está disponível para negociação. Ainda assim, o anúncio do relançamento indica que os direitos da obra — que permaneceram bloqueados desde o falecimento de Takahashi — voltaram a ficar acessíveis, o que abre caminho para possíveis novas edições em outros países no futuro.
Histórico de sucesso
A série foi publicada originalmente na revista Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha, entre 14 de setembro de 1996 e 8 de março de 2004, totalizando 343 capítulos. Posteriormente, o mangá foi compilado em 38 volumes no formato tankobon e em 22 volumes na edição bunkoban.

Em seus primeiros capítulos, a narrativa tinha um formato majoritariamente episódico, acompanhando as aventuras de Yugi Mutou, um jovem tímido que, sem saber, passa a ser possuído por Yami Yugi. Juntos, eles enfrentam valentões e criminosos por meio dos perigosos jogos das sombras. Com o avanço da trama, o mangá passa a dar maior destaque ao jogo de cartas Duel Monsters, que se torna o principal elemento narrativo em dois grandes arcos de torneio e em histórias mais longas.
No Brasil, a adaptação em anime de Yu-Gi-Oh! teve grande destaque, e também gerou polêmicas, especialmente por ter sido exibida na TV aberta, o que ampliou significativamente seu alcance entre o público infantil e juvenil.

A série também foi transmitida na íntegra pelo canal por assinatura Nickelodeon, consolidando ainda mais sua popularidade no país. Paralelamente, o card game foi oficialmente lançado no mercado brasileiro e rapidamente se tornou um fenômeno, transformando-se em uma verdadeira febre entre jogadores e fãs da franquia.
O mangá de Yu-Gi-Oh! foi publicado no Brasil pela editora JBC entre 2006 e 2010. Desde então, a obra permanece fora de catálogo e figura de forma recorrente entre os títulos mais solicitados pelo público para uma republicação. Até o momento, no entanto, não há previsão para um relançamento da série no país.


